top of page

XVIII JORNADA DO TRABALHO

Entre os dias 06 e 09 de setembro de 2017 será realizada a XVIII Jornada do Trabalho em Goiânia/GO, intitulada A DIALÉTICA ENTRE O PESSIMISMO DA RAZÃO E O OTIMISMO DA AÇÃO PARA A CLASSE TRABALHADORA EM TEMPOS DE GOLPE.

A XVIII Jornada é organizada pelos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, no Instituto de Estudos Socioambientais, que tem professores vinculados a Rede CEGeT – Centro de Estudos de Geografia do Trabalho – de Pesquisadores, liderada pelo Prof. Dr. Antonio Thomaz Júnior, do Departamento de Geografia/UNESP/Presidente Prudente/SP.

O Evento será realizado nas dependências da Universidade Federal de Goiás/Campus Samambaia e conta com a parceria dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da UFPR, UFG, UEG, UFT, UFSM, UFPB, UFPI, UFPE, UFAC, UFF, UnB, UNESP/PP, UNESPAR e UNICENTRO.

A última Jornada (XVII JT) foi realizada na Universidade Federal do Tocantins -Campus de Porto Nacional pelo CEGeT-UFT/Porto Nacional, entre os dias 06 e 09 de setembro de 2016. Em Goiânia, na XVIII Jornada, espera-se dar continuidade às trocas de experiências propiciadas pelo encontro de diferentes núcleos de pesquisas e sujeitos sociais.

Além disso, busca-se o contínuo fortalecimento dessa Rede de Pesquisa que tem como centralidade de suas análises a categoria trabalho, pautando-se em compreender as características e os efeitos do movimento do capital, sobretudo, na atual conjuntura de luta diante da ameaça e destruição dos direitos sociais, historicamente, conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras desse País.

Portanto, os diferentes fenômenos de estudos, possíveis pelos mais diversos recortes temáticos e espaciais, somam-se a XVIII Jornada do Trabalho, pelo olhar de pesquisadores de várias regiões do país, que se dedicam a analisar coletivamente a realidade por meio da compreensão dos movimentos do capital e os rebatimentos no mundo do trabalho.

O intuito é continuar avançando (ao longo das edições do Evento) “na explicitação dos conflitos,resistências e alternativas que vêm se construindo em diferentes escalas frente ao avanço do sociometabolismo do capital”.

O Evento está estruturado em conferências, mesas redondas, grupos de trabalho, trabalhos de campo, espaços alternativos e conta com a contribuição de diversos pesquisadores (Geografia, Sociologia, Antropologia, Direito, Serviço Social, Pedagogia, entre outros), da iniciação científica, especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, integrantes de movimentos sociais, associações, sindicatos etc.

Para tanto, a aproximação com grupos de pesquisas, sujeitos sociais e organizações é imprescindível para o fortalecimento do debate e das ações que priorizem a luta pela terra e a defesa dos territórios, a cidadania, os direitos sociais, o enfrentamento da precarização, entre outros aspectos demandados frente aos conflitos da relação capital x trabalho.

Ao longo das edições, a Jornada do Trabalho tem buscado também fortalecer os vínculos entre os grupos de pesquisa que formam a Rede CEGeT. Consolidar uma reflexão cada vez mais ampla e de maior peso sobre as interlocuções entre a Geografia e Trabalho, através de temas cada vez mais diversos e de recortes territoriais diferenciados; fazendo intercâmbio entre cursos de graduação e pós-graduação de diferentes regiões brasileiras.

No âmbito acadêmico, serão publicados os Anais do Evento em formato digital. Os trabalhos mais relevantes serão publicados na Revista Pegada, editada pelo CEGeT/UNESP/FCT – Presidente Prudente.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page